A importância da eletricidade

A eletricidade, é hoje um dos tipos de energia mais amplamente utilizadas. Ações indispensáveis do cotidiano como, transporte, controle de temperatura, trabalho, a produção/armazenagem dos

A importância da eletricidade

alimentos necessitam de eletricidade. De acordo com Energy Information Administration, a eletricidade é uma fonte de energia secundária que provém de outras fontes de energias primárias, como o carvão, o gás natural, o petróleo e fontes renováveis. A energia elétrica pode também ser entendida como uma transportadora de energia, já que ela pode ser convertida em outras formas de energia, como mecânica ou calor.


A produção e distribuição dessa energia tão básica para nós, é apenas possível graças ao

desenvolvimento do gerador elétrico, em 1831, que é um dispositivo que opera com base no princípio da indução e, de acordo com a COPEL, tanto Michael Faraday, no Reino Unido, como Joseph Henry, nos Estados Unidos, inventaram esse dispositivo. O gerador funciona a partir do movimento, ou seja, o movimento faz com que o rotor gire por meio da indução, e é transformado em energia elétrica. Isso ocorre, por exemplo, nas usinas hidrelétricas, onde a queda da água causa o movimento, e nas usinas nucleares, onde o vapor da água causa o movimento.
ele

Com o aumento da importância da eletricidade nos últimos anos, houve um crescimento considerável no consumo dessa energia, e consequentemente a necessidade do aumento da geração. A Ásia se destaca quando falamos em geração de energia. Sabendo que o setor residencial e industrial consomem a maior quantidade de energia elétrica, podemos entender o porquê a Ásia se destaca, em especial a China. Como boa parte da energia consumida é por residências e pela indústria, a China, um país cada dia mais industrializado e com a maior população do mundo, consome muita energia elétrica (e, portanto, teve que achar formas de gerar essa eletricidade, utilizando o carvão muitas vezes, mas também fazendo alto investimento em fontes renováveis).



Países da América do Norte e da Europa têm sua base de geração de eletricidade já bem consolidada, e por isso é mais difícil que haja grandes evoluções na geração de energia. Porém, vale ressaltar que a mudança nesses casos é está em como a energia elétrica é gerada, sendo que os países da União Europeia são os principais incentivadores quando se trata de preservação ambiental, como pode ser visto
ele 3
no gráfico “Investimento em capacidade energética renovável de 2010 a 1TRI 2019 ($ Bilhões)”, onde mostra que os países da Europa são o segundo maior investidor em energia renovável.

ele 4

Portanto, a eletricidade é de extrema importância na vida atual e seu consumo vem aumentando constantemente. Para acompanhar a mudança de hábito das pessoas, que causou um aumento no consumo de energia elétrica, a geração também vem aumentando, mas ao contrário do que ocorreu no passado, os países buscam fontes de energias que sejam menos agressivas ao meio ambiente e preservem a vida por mais tempo.



Fale Conosco pelo WhatsApp