As principais influências no preço do petróleo

O petróleo é de extrema importância para a sociedade moderna. Se você já leu alguns dos nossos artigos, já sabe bem disso. Com os mais diversos usos e sendo uma 3das principais fontes de energia do planeta, tanto para meios de locomoção, quanto para a indústria, é natural que essa fonte de energia seja muito disputada. Quem são os principais players nessa disputa pelo petróleo? Qual o impacto dessas disputas nos preços dessa commoditie? Como, atualmente, o petróleo é precificado?

Com certeza, você já lembrou dos Estados Unidos, e da OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo). Tanto políticas macroeconômicas dos EUA, quanto da OPEP, foram determinantes para os preços do petróleo durante diversos anos. Alguns exemplos das intervenções e fatos que alteraram drasticamente os preços, dos dois lados, são:

  • Estatização de empresas privadas (ocidentais) no Oriente Média (começo da década de 1970);

  • Apoio ao Estado de Israel (por parte dos EUA);

  • Acordos de vendas de armas e artigos de luxo, de forma que o dinheiro utilizado na compra do petróleo pelo EUA, voltasse ao país a partir dessa venda (fim da década de 1970);

  • Em 1980, a guerra entre Iraque e Kuwait, com apoio Americano aos atacados (Kuwait);

  • Baixa produção por parte dos EUA, durante os anos de 2000, que aumentaram muito os preços;
  • aumentaram

  • Aumentos e reduções na produção por parte da OPEP, de forma a “eliminar” concorrentes ou ter maiores ganhos. “O gráfico Produção de Petróleo (Mil toneladas) e share OPEP” mostra como a OPEP era um dos mais importantes produtores de petróleo do mundo, e o quanto há de volatilidade em sua produção.

  • O gráfico “Petróleo USD/BARRIO” demonstra bem o que, todas essas intervenções, fizeram com os preços do petróleo. Momentos de grande queda e de picos são mais comuns que as empresas gostariam.

    grafico

    COVID-19, que fez com que, a demanda caísse tanto (medidas de contenção da maioria dos países) que alguns produtores pagassem para que o petróleo fosse vendido (abril de 2020, de acordo com o estadão).

    O petróleo, assim como outras tantas commodities, é negociado nas bolsas de valores ao redor do mundo. Há duas grandes referencias para a precificação do petróleo, o BRENT e o WTI (sendo este último, onde o petróleo foi cotado à preços negativos no começo deste ano). As diferenças entre os dois podem ser melhor explicadas a partir da tabela a seguir:


    explicadas


    Portanto, parece claro que a briga por essa commoditie está longe do fim e que as empresas sofrerão por algum tempo com a volatilidade nos preços do petróleo. Porém, podemos observar também que a importância do petróleo vem diminuindo, como explicamos no “A importância da energia e um olhar para o futuro” e como essa diminuição na importância afetará o profissional de compras em “Até onde podemos reduzir custos com mudanças de combustíveis?”.

    Fale Conosco pelo WhatsApp