Como gerir sua equipe remotamente

Muitas organizações foram pegas de surpresa pela pandemia, e tiveram que migrar para o modelo de home office. Essa transição ainda é muito desafiadora, pois a cultura das organizações no Brasil e em muitos outros países, não previa esse impacto organizacional e cultural em suas companhias. Isso trouxe um grande desafio para os líderes das organizações: como gerir a equipe, mantendo a performance e desempenho de seus colaboradores.

Liderar uma equipe não é uma função fácil, e quando isso precisa ser feito de forma remota os desafios são ainda maiores, é necessário manter a mesma disciplina, organização, ter poder de decisão, capacidades de planejamento e excelente comunicação com sua equipe em um ambiente que era exclusivo para descanso e lazer.

Um ponto extremamente importante para uma boa liderança remota é que a comunicação seja clara, fluida e transparente. Isso faz com que todos tenham um bom desempenho e que não se sintam pressionados em situações desafiadoras, além de trazer para equipe um senso de união, mesmo remotamente.

Além de ter que fazer com que sua equipe se mantenha unida, o líder continua responsável pela a saúde dos seus liderados, portanto, é necessário um acompanhamento para que não exceda os seus limites profissionais e pessoais. Para formar um ambiente performático e obter produtividade, é preciso cuidar e estar atento aos aspectos que interferem direta ou indiretamente no rendimento dos profissionais. E para isso hoje existem, diversos recursos que facilitam medir os resultados da equipe e para que eles possam se programar (para que o Home office não seja prejudicial, com muitas horas trabalhadas ou com muitas distrações), como por exemplo Planner (anotar compromissos, estabelecer metas e objetivos), Asana (aplicativo criado para ajudar equipes a organizar, rastrear e gerenciar o seu trabalho), Trello (uma ferramenta de colaboração que organiza seus projetos em quadros, informa o que está sendo trabalhado e o processo de algo que está sendo realizado).

O home office é uma tendência crescente no universo corporativo e diversas empresas já compreenderam as vantagens desta nova proposta de trabalho. Afinal, é possível reduzir custos fixos e, ainda, alavancar os índices de satisfação e de engajamento dos colaboradores. Além disso o líder tem sempre grande influência no rendimento dos seus liderados, mesmo no ambiente remoto, conforme mostrado no texto. Como disse Abraham Lincoln “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”