O que é Lean Startup

​Criar uma solução excelente com o foco em resolver as reais dores do cliente é o ponto mais importante dessa jornada, que deve ser iniciado pelo entendimento do desafio, ideias, testes por fim aprendizagem.

Mas o que de fato é LEAN Startup
​O conceito nasceu do método Lean desenvolvido pela Toyota o famoso TPS (Sistema de produção Toyota), presente muito em indústrias tradicionaisl., E em uma tradução literal, Lean significa “Enxuta”, logo, temos a Startup Enxuta. O Lean Startup tem como objetivo identificar e eliminar desperdício dentro do processo corporativo.

A abordagem foi desenvolvida pelo americano Eric Ries, um empreendedor, que lançou o livro “Startup Enxuta” no Brasil por volta do ano de 2012.

A metodologia envolve conceitos de administração, desenvolvimento de produto, desenvolvimento com os clientes e design thinking. Esse conceito foi adaptado ao empreendedorismo e dentro do mundo de startups.

Como Utilizar a metodologia o Lean Startup
Esse método contribui muito para o empreendedor e empresas ao lançarem seus produtos ou serviços no mercado.

No modo tradicional as empresas antes de lançarem um produto ou serviço, realizam uma pesquisa de mercado, consolidação do relatório, que posteriormente servirá como uma base estratégica sólida na sua tomada de decisão. Na metodologia Lean Startup, o plano de negócios é realizado de uma forma mais interativa e funcional, ou seja, utilizando um modelo Canvas para montar o seu plano de negócios.

Um próximo passo é testar o “desenvolvimento com clientes”, que significa colher informações com potenciais usuários, parceiros, compradores, afim de obter qualquer opinião sobre o seu produto ou serviço, deste a canais de distribuição e até preços do seu produto ou serviço. Para tal, é preciso montar um MVP (Minimum Viable Product”, ou “Produto Mínimo Viável”), trata-se de uma ferramenta para obter informações sobre o mercado e uma forma econômica para apresentar o seu produto para seu público-alvo e colher feedbacks.

O Lean Startup adota o modelo de “desenvolvimento ágil”, caminha em paralelo com o desenvolvimento com o cliente. No modelo ágil, muita coisa acontece ao mesmo tempo, por isso, não existe desperdício de recursos ou de tempo. Equilibrar todas as atividades é um grande desafio, independentemente do porte do seu negócio, terá o desafio de manter e conquistar novos clientes, além de inovar os seus serviços e produtos.

E por fim o método Startup enxuta, visa fornecer sucesso para o seu próximo produto ou serviço, sempre utilizando as ferramentas necessárias para realizar o grande feito.



Fale Conosco pelo WhatsApp