Como reduzir custos nas empresas?

Não é de hoje que entro em uma reunião com um potencial cliente, ou até mesmo conversando com amigos e escuto a seguinte frase: “Eu já fiz de tudo para reduzir custos, não há mais o que fazer. O que você pode fazer aqui que eu não fiz ainda?”, na sequência eu falo sobre algumas possibilidades e a retórica normalmente é: “Aqui é assim”, ou “Isso não tem jeito sempre foi assim”.

Se você é deste time, ou se está absorvido por este conceito, nem prossiga com a leitura deste artigo, pois ele não é para você. Agora se você está disposto a mudar, crescer, desenvolver, fazer alguma coisa diferente do que vem fazendo então vamos lá, pois sei que pessoas como você são as que podem alcançar os seus objetivos e que são capazes de promover a mudança, são com quem podemos e queremos apoiar e trabalhar juntos para conseguir resultados inimagináveis. O seu resultado é a missão da Xpand.

O primeiro choque de realidade é que não existe uma fórmula, truques ou mágicas daqui para frente. O segundo é que nada muda, com consistência, de uma hora para outra. Estamos falando de um trabalho de médio e longo prazo. Algo que se aceito e bem implementado tende à perpetuidade com o melhor dos benefícios: a melhoria contínua. Então aos poucos as contas passam a fechar, pois reduções de custos antes inimagináveis passam a ser visíveis e tangíveis. Novos projetos e fontes alternativas de receita passam a surgir. Programas são implementados com êxito. Uma sequência de bons fatos e resultados passa a acontecer. Mas isso não é uma mágica, é a consequência de muita organização, boa administração, planejamento e bons executivos atuando com convergência para um objetivo comum.

Um terceiro fator a considerarmos é o mundo externo, como ele vai impactar nas suas ações, ele vai dificultar ou vai alavancar os seus resultados? As crises econômicas, sanitárias, recessões, desastres naturais, acidentes e afins nos fazem passar por períodos turbulentos, onde as vendas diminuem, as empresas precisam diminuir seus custos para se manterem competitivas. Poucos são resilientes o suficiente para permanecerem em suas posições. Porém quem consegue isso, poderá desfrutar da calmaria e dos bons ventos que virão na sequência, pois a vida é feita de altos e baixos, assim com as empresas, economias, mercados. E então ter a consciência de um objetivo claro, que é possível e será alcançado. É claro que pitadas de criatividade e inovação facilitam muito as coisas nestes períodos. Com um time unido, forte, consistente e engajado bons resultados virão.

Para quem chegou até aqui, algumas possibilidades para iniciar um diagnóstico da sua área são:
1. Olhar para o projeto e se perguntar se é sustentável (se ele se mantém, se ele se paga, se ele dá retorno positivo) ou não.
2. Outra pergunta interessante de se fazer é, essa é uma atividade que realmente precisa ser executa por mim, ou pela minha equipe, ou até mesmo pela minha empresa? (falamos aqui de uma possível terceirização), foque no que você precisa fazer, no que agrega valor e faça isso bem feito.
3. E com relação a tecnologia, você a utiliza a seu favor? Hoje existem inúmeras possibilidade de colocar a tecnologia trabalhando e controlando coisas e atividade a seu favor, por exemplo controles de impressão, marcação de ponto, conexões, acessos, automatização de atendimento ao cliente, enfim com relação à gestão está aqui a alavanca com a tecnologia que é o que fará você gerir mais e melhor e não ficar dando voltas em círculos. Só este tema já vale um artigo dedicado.
4. Não menos importante, quando foi a última vez que você negociou seus contratos?
5. Que verificou questões tributárias?
6. E até mesmo quando foi feita a última atualização de seus processos? Ah seu setor não tem processos? Então comece com um processo, o mais simples. Depois melhore-o. Depois faça outro processo e revise os dois e assim sucessivamente. Em pouco tempo a melhoria e o benefício serão percebidos.
7. E os seus colaboradores, eles estão bem treinados? Quando e Qual foi o último curso deles? Invista em Cursos e Treinamentos, o aperfeiçoamento de um colaborador potencial pode trazer um grande aliado para uma performance de alto nível.
8. E por fim, em tempos de pandemia, avalie se você pode se mudar para outro endereço e com isso reduzir custo do seu aluguel ou então alugar parte do seu imóvel para outra empresa, caso seja um imóvel próprio? Considere também a possibilidade da adoção do modelo Home & Office. Caso seja possível, elabore uma política e tente esta prática moderna, muitos benefícios podem surgir se o trabalho for bem estruturado e se bem adotado e praticado pelos colaboradores.

Parabéns para você que chegou até aqui! Você que certamente já visualizou diversas possibilidades de melhorar, de fazer mais com menos ou com os mesmos recursos que possui. A Xpand deseja todo sucesso em sua jornada pessoal e profissional e se precisar, conte com o nosso apoio!



Fale Conosco pelo WhatsApp