A pandemia vai transformar a sociedade para sempre?

O novo COVID-19, descoberto no final de 2019 e responsável por uma pandemia que fez com que o mundo inteiro tivesse que se adaptar a uma nova realidade, diferente de todas as outras pandemias vividas. No momento atual, ainda pouco se sabe sobre o vírus, os tratamentos ainda não são comprovadamente eficazes e a vacina ainda está em fase de desenvolvimento (novembro de 2020), impactou toda a sociedade e nos fez refletir sobre a lições que essa pandemia ensinará para a humanidade.

O mundo em que vivemos, já enfrentou diversas outras pandemias, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola, que foram responsáveis por um grande número de óbitos, sendo que os contágios ocorreram em um período maior de tempo. No ano de 2020 o mundo atingiu o ápice da globalização, aumentando a velocidade da transmissão desse novo vírus causador da Sars (Síndrome respiratória aguda grave). Por outro lado, a resposta da ciência foi muito mais ágil que nas últimas pandemias e possivelmente teremos uma vacina disponível para essa doença em tempo recorde (final de 2020 e início de 2021).

O impacto dessa pandemia foi sentido na vida de todas as pessoas, mas as suas consequências serão percebidas depois que essa situação for superada. Com o auxílio das tecnologias de inteligência artificial e com o machine learning, espera-se um controle muito maior de potenciais epidemias daqui para frente, pois a pandemia do COVID-19 fora a mais testada e estudada. Há uma tendência para que medidas restritivas de circulação sejam adotadas com maior agilidade, tanto por líderes políticos e população quanto por empresas e colaboradores.

Ainda pouco se sabe sobre as sequelas da doença a médio e longo prazo por se tratar de uma enfermidade nova, entretanto essa pandemia proporcionou um aumento de problemas relacionados à saúde mental como o estresse, ansiedade e depressão impulsionados pela necessidade do isolamento social e pela mudança na rotina da vida das pessoas, que para muitos acabou elevando a tensão pela necessidade de cuidar da casa, dos filhos e das tarefas laborais.

Do ponto de vista da prevenção da doença, a COVID-19 se assemelha a gripe e ao resfriado, aconselha-se a correta higienização das mãos, evitar lugares aglomerados e com pouca ventilação também são medidas importantes que não podem ser ignoradas, além da utilização de máscaras, que embora seja uma medida que sofra resistência de uma parcela da população, é uma medida cientificamente comprovada para mitigar a transmissão do vírus. Vivemos um momento desafiador que impactou a vida da humanidade no ano de 2020 e tende a causar desdobramentos imensuráveis no futuro, não somente, do ponto de vista da saúde, como econômico e comportamental.

formas
Entretanto a habilidade do ser humano de se adaptar a diversas situações, que já fora colocada à prova diversas vezes, será o propulsor da superação dessa e de futuras pandemias.



Fale Conosco pelo WhatsApp