Como o strategic sourcing é importante para a estretégia das organizações

A teoria clássica de estratégia leva em consideração que, as empresas vivem no mercado competitivo, sendo que, nesse mercado, os lucros econômicos (os lucros descontados o custo de oportunidade, ou seja, a segunda melhor opção com mesmo risco) tendem a zero. Em outras palavras, se qualquer empresa pode fazer o que você está fazendo, então, é muito difícil capturar e criar valor com isso. A partir daí, como o Strategic Sourcing (core da Xpand) pode ajudar as empresas a saírem desse mercado competitivo e começarem a criar e capturar valor?

Para começo de conversa, a teoria clássica leva em conta que, há apenas uma forma de sairmos desse mercado competitivo e termos lucros: encontrar ineficiências. Essas eficiências são conhecidas como: Rendas Monopolistas e Rendas Ricardianas. As rendas monopolistas têm muito o que nos ensinar, porém, não serão o foco deste artigo por estarem intimamente ligadas à estrutura do mercado em si. Por outro lado, as Rendas Ricardianas têm como foco a estrutura das organizações e é sobre isso que conversaremos.

As ç têm como foco a diferenciação - O como a empresa faz para capturar valor com seus produtos. Essa “fonte” de valor pode vir de algumas formas, sendo duas delas, em especial, as

√
vir de algumas formas, sendo duas delas, em especial, as vantagens de custos e de demanda:

Vamos a algumas explicações básicas: MC = Custo marginal (o custo de se produzir mais um produto) e AC = Custo médio de produção. Para capturar valor, segundo as Rendas Ricardianas, a empresa precisa ter uma vantagem na demanda perante seus concorrentes, ou seja, o cliente precisa enxergar mais valor no seu produto que nos seus concorrentes diretos, fazendo com que o seu preço e demanda sejam maiores do que seu concorrente (o exemplo mais claro dessa situação é a Apple, que durante muitos anos vendeu mais Iphones que qualquer outra marca de smartphones, mesmo que por valores maiores que seus concorrentes). Esse, porém, ainda não é meu objetivo com esse texto. O objetivo da Apple nos mostra como não é simples para qualquer organização conseguir se diferenciar por meio da demanda e, portanto, o que a Xpand pode te ajudar é em conseguir vantagens em seus custos.

A vantagem de custo leva em conta toda a cadeia de produção, distribuição e administrativa da empresa. O custo de produzir mais um sempre aumenta, mas o custo médio das organizações diminui enquanto ainda há capacidade livre ociosa e começa aumentar à medida que são necessários investimentos de expansão para se produzir mais. Como o Strategic Sourcing, leva em consideração a opção de menor TCO, a estrutura de custos da organização tende a ser menor. Comprar estrategicamente, manter boas relações com seus fornecedores (e relações de longo prazo), realizar licitações justas e claras com todos os stakeholders faz com que essa estrutura de custos fique menor e a organização consiga se manter no mercado realizando lucros econômicos.

Conseguir produzir e distribuir mais, com o mesmo ou menor custo é a nossa especialidade. Qualquer dúvida, entre em contato!