O que é Strategic Sourcing

O Strategic Sourcing é, traduzindo do inglês, uma negociação estratégica, mundialmente conhecida, para desenvolver canais de abastecimento com menor custo total, não apenas com o menor preço de compra.

Dentre tantos métodos disponíveis no mercado, o Strategic sourcing leva em consideração o ambiente como um todo e não apenas o serviço em si – o que é imprescindível atualmente para as empresas, visando promover um relacionamento de negócio entre organizações e fornecedores.

Enxergando de forma macro, é fundamental avaliar e priorizar categorias de compras, analisar situação atual do produto/serviço, desenvolver a estratégia e, por fim, priorizar iniciativas.

É importante reforçar que para fazer e aplicar, a empresa precisa ter uma dinâmica de armazenamento de dados digital. Além da agilidade na coleta de dados através de uma ferramenta moderna, é fundamental que os colaboradores estejam engajados, sem a visão de que planilhas e contratos em papel, é suficiente.

Idealmente, seleciona-se um fornecedor que seja um “consultor de negócios” confiável e um parceiro altamente engenhoso que possa trabalhar de forma colaborativa na redução do Custo Total de Aquisição (TCO) para o produto ou serviço em questão.

De acordo com cada empresa e prática a quantidade de passos pode variar, entre 6 e 8, mas os objetivos são sempre os mesmos: comprar de forma estratégica, organizada por categorias, planejada e buscando uma visão global do mercado em questão, visando: análise inicial dos gastos, diligência prévia, estratégia, análise de mercado, busca de concorrentes, concorrência RFx, negociação e PDCA.

Sendo assim, uma ferramenta de suma importância, além de ser uma das soluções que a Xpand oferece, proporcionando vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Poupando o seu tempo com a nossa equipe de profissionais experientes, visando sustentabilidade e potencial de crescimento futuro de qualquer negócio, com impacto direto na produtividade e eficiência.



Fale Conosco pelo WhatsApp