O Futuro das telecomunicações

A comunicação sempre foi um interesse de todos, assim como a vontade de poder se comunicar a longa distância de forma mais rápida. Antes de começar a falar em futuro, gostaria de citar alguns nomes que deram forma as telecomunicações como conhecemos atualmente, são eles: Johann Gutenberg (prensa de impressão), Claude Chappe (sistema ótico de comunicação), Samuel Morse (telégrafo) e Graham Bell com uma das maiores invenções, o telefone. As telecomunicações que conhecemos estão em constante transformação, possuem um ciclo de vida curto, em que dormimos com um lançamento e acordamos com um novo.

Um exemplo disso, é que, 10 anos atrás parecia improvável existir IOT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial) e BG (Big Data) tão avançadas e atuantes.
É comum ver pessoas frequentemente conectadas com seus smartphones, smartwatch, tablet, notebook, ou até mesmo a casa inteligente, uma nova tecnologia em que a pessoa pode controlar toda a casa apenas com poucos comandos pelo computador, tablet ou smartphone. Para muitos, essas invenções foram e são de grande valia, pois estamos sempre com pressa e atarefados e com isso ganhamos tempo para estar ao lado das pessoas que gostamos.

Falando mais sobre IOT, que é a consistência de dispositivos conectados em uma rede, capazes de se comunicarem entre si, e que podem sem controlados remotamente, além de monitorados. Um exemplo que posso citar é a Amazon, que desenvolve produtos capazes de se comunicarem com televisores, geladeiras, lâmpadas e serem controlados por voz e com essa facilidade, melhoram seu modelo de negócio.

Já a IA, é uma tecnologia que tem mudado o jeito de como as empresas lidam com o atendimento ao cliente. Quantas vezes já nos deparamos com os famosos Chatbots e assistentes virtuais. Muitas empresas por exemplo, estão adotando essa tecnologia, pois o ganho em otimização de tempo, redução de custos, entre outros, são muito significantes.

A indústria de telecomunicação tem sido protagonista na transformação digital que se encontra em andamento, pois sua infraestrutura é um caminho necessário para que a economia digital aconteça. As telecomunicações estão presentes nas grandes indústrias, sejam elas de educação, saúde, viagens, serviços financeiros, dentre outros, alimentando cada vez mais a sede por novas tecnologias. Não é surpresa que o volume de dados trafegados na rede também cresça de acordo com a escalabilidade.

Posso dizer que o bem mais valioso das telecomunicações, são os dados, pois as indústrias coletam e armazenam todas as informações trafegadas na rede, para análises futuras, o que chamamos de Big data. Todos esses esforços podem ser vistos como um fator positivo, pois os dados coletados são aplicados para criação de novos produtos e serviços.

Então, será que você, leitor, conseguiria ficar ao menos um dia sem usar algum recurso de comunicação? Atualmente, isso é praticamente impossível, direta ou indiretamente estamos ligados às constantes mudanças e vamos nos modificando na mesma proporção, e claro, estamos sempre em busca de novas modernizações. É perceptível que o futuro será baseado em todas essas tecnologias, que no passado só eram vistos em desenhos animados ou filmes de ficção cientifica.