Ainda é interessante ter uma linha de telefone fixo?

Seja analógica ou digital, empresarial ou residencial, a pergunta é a mesma, ainda é interessante ter uma linha de telefone fixo?
Segundo estudo realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa, em nosso país, apenas uma de cada três residências possui uma linha de telefone fixo.

Antigamente uma linha fixa de telefone tinha um grande valor, era necessário entrar em uma fila de espera para ter a sua, algumas pessoas mais privilegiadas possuíam duas linhas. Eis que chegou a vez dos telefones celulares ganharem destaque e serem alvos de desejo. Você ia até uma loja e podia até escolher o seu número, seu aparelho na vitrine e pronto, estava andando e falando no telefone. Atualmente falamos com colegas de trabalho pelo computador ou por um aplicativo de smartphone. Fazer uma ligação via telefone para a nova geração é antiquado. Eles não gostam de falar no telefone. Claramente podemos perceber que o modo como o mundo se comunica mudou, e consequentemente o racional para justificar a manutenção de uma linha fixa também.

Vamos aos fatos:

1º Quem irá me ligar no telefone fixo? Vendedores, Banco, Políticos em época de campanha eleitoral, uma tia distante, alguém pregando um trote ou alguma invasiva e insistente empresa de telemarketing? Quem, em sã consciência, quer isso para o seu dia a dia?

2º Ele é fixo. Fato este que exclui a mobilidade, eu preciso estar em casa ou na mesa para você poder falar comigo. Quem, em tempos modernos de muitas atividades, fica o dia inteiro em casa ou na mesa de trabalho em meio a tantas reuniões, descolamentos e viagens?

3º Uma linha de celular hoje não é cara. Sem contar os benefícios que uma internet móvel também lhe traz.

4º Já o custo com uma linha de telefone fixo pode ser relevante em alguns orçamentos. Um custo naturalmente fixo de uma assinatura mensal, aqui simulada em R$49,00/mês, em dois anos isso lhe custará no mínimo R$ 1.176,00 só para manter e garantir seu número, fora o custo variável das ligações. Isso para apenas uma linha. Se for uma empresa com alguns números o impacto será ainda maior.

5º Você sabe o que é um orelhão? Se sabe, quando você vê um na rua, eu tenho certeza de que o seu primeiro pensamento é: Quem ainda utiliza um orelhão? Se você não sabe o que é, um orelhão, vamos lá... ele é um telefone de uso público, é um aparelho fixo comunitário, com uma enorme cúpula que o protege (daí vem o apelido orelhão) e está normalmente nas calçadas das cidades.

6º Seus amigos ou familiares preferem te contatar a qualquer momento e só podem fazer isso via smartphone. Ou as vezes só querem mandar um recado para que você escute ou leia quando possível (Lembra do Pager ou BIP?).

7º Você precisa de muitos aplicativos hoje em dia, Taxi, GPS, e-mail, mensagens, jogos, navegadores de internet, agenda entre outras tantas possibilidades de apps. E isso só está disponível em um smartphone com uma linha de celular.

Considerando tudo isso e algumas outras coisas que variam de pessoa para pessoa e de situação para situação, é muito mais interessante investir este valor em coisas que lhe tragam benefícios. Por exemplo: uma assinatura de um clube de vinhos ou cerveja, a sua matrícula na academia, um tênis novo para praticar sua corrida, ou até mesmo uma bicicleta é possível com este valor. Você também pode melhorar a velocidade da sua conexão de internet, entre inúmeras possibilidades.

Portanto uma linha de telefone fixo ainda existe, pode funcionar bem para algumas coisas e negócios, porém é fato que os seus dias estão contados e o seu fim está muito próximo de ser decretado. Estejam preparados para as próximas gerações e mudanças, pois elas são certas e apenas nos resta saber o que irá substituir os smartphones dentro de alguns anos.



Fale Conosco pelo WhatsApp